ITT Itatiba Transporte e Turismo

  • Home
  • Blog
  • Viagens
  • Lazer na terceira idade contribui para melhorar a rotina dos idosos
Turismo

Lazer na terceira idade contribui para melhorar a rotina dos idosos

Lazer na terceira idade contribui para melhorar a rotina dos idosos

O lazer na terceira idade é um dos fatores que tem contribuído para que as pessoas vivam mais, trazendo benefícios para a saúde física e psicológica.

Entenda a importância

Depois de anos de muito trabalho e cuidados com a família, chega a hora de diminuir o ritmo. Com os filhos criados e a aposentadoria, o idoso ganha mais tempo livre no dia a dia.

O lazer na terceira idade vem como uma forma de aproveitar o horário disponível, com atividades sem qualquer fim lucrativo ou obrigações sociais, domésticas e familiares.

Vale lembrar que lazer e ociosidade são coisas diferentes. Enquanto o ócio é um momento em que não se faz nada, o lazer é caracterizado como a busca por satisfação pessoal.

Benefícios de priorizar o lazer na terceira idade

A ocupação do tempo livre com atividades de lazer com a chegada da terceira idade vai além de mera diversão – o que constitui em si próprio um bom motivo para a sua prática.

Conheça alguns benefícios:

Integração social - O lazer contribui para inserir o idoso em um novo contexto social, promovendo o desenvolvimento de habilidade e perspectivas culturais.

Valorização da terceira idade - Com a participação mais efetiva do idosos em diferentes grupos sociais, valoriza-se cada vez mais a sua memória e vivência.

Novo olhar sobre a velhice - Essas atividades vão fomentar a formação de relações saudáveis, o contato com novas pessoas e uma sensação diferente sobre o envelhecimento, vendo a terceira idade com um olhar de mais dignidade – diferente da imagem frágil comumente associada às pessoas mais velhas.

Melhoria da saúde - O contato social e as atividades físicas que integram as diversas opções de lazer influenciam a saúde física e psicológica. A imunidade melhora, o corpo fica mais forte, equilibrado e flexível, e o cérebro ganha um metabolismo mais rápido.

 

Opções de lazer na terceira idade

E se você está em dúvida sobre quais atividades podem entrar no cronograma de lazer, aqui vão algumas dicas:

Viagens - Viajar faz bem para o corpo. Além de conhecer lugares, pessoas e culturas novas, o turista sentem prazer e relaxamento durante os passeios. A ITT tem pacotes exclusivos para grupos da Terceira Idade, com um atendimento personalizado, totalmente adaptado para que seja confortável, divertido, seguro e benéfico para todos os passageiros.

Atividades culturais - Cinema, teatro e exposições proporcionam um momento de relaxamento e até de reflexão. E para quem quer optar por esse tipo de evento, a lei brasileira garante a meia-entrada para maiores de 60 anos. A ITT Turismo também possui o serviço de transporte para eventos culturais, além de auxiliar na compra de ingressos, para grupos fechados ou individuais.

Grupos de leitura - A leitura estimula o cérebro e desperta o nosso lado lúdico, aumentando o raciocínio e a memória. Em casos de grupos, o participante tem a oportunidade de debater a história e entrar em contato com outras pessoas que apreciam os livros.

Atividades físicas - O exercício pode ser uma forma prazerosa de lazer. Além de fortalecer o corpo, o cérebro libera mais serotonina, uma substância que melhora o humor. E a escolha pode variar entre academia, caminhadas, natação ou até mesmo dança.

Tags:Lazer, Terceira Idade

Artigos relacionados

Pesquisar

Categorias